Como trabalhar gravidade em games no construct

Série de vídeo aulas de desenvolvimento de games em construct 2, abordando o assunto de mecânicas de gravidades. São apresentadas várias formas e estilos de games com exemplos práticos.

Lista videos - serie gravidade em games

Lista videos – serie gravidade em games

 

Como trabalhar gravidade em games no construct

Aula 1
Nesta aula apresento como mudar o comportamento do personagem, quando ele estiver dentro da água, e voltar ao comportamento normal quando ele sair da água. Esta mecânica se aplica para games do gênero Plataforma.
Post detalhado – Como usar gravidade na agua em games feitos no construct 2

Aula 2
Para uma boa fixação iremos criar 2 exemplos. Um exemplo utilizando cenário de game em plataforma, e um segundo exemplo utilizando cenário de game Runner. Nos dois exemplos estaremos utilizando mecânicas de touch para games mobiles, porém diferentes.
Post detalhado – Como criar games de inverter gravidade em construct 2

Aula 3
Colocaremos um planeta no centro do layout e algumas rochas para que colidir com o personagem. Termos satélites em órbita no planeta para colidir quando o personagem pular.
Post detalhado – Como usar gravidade em planeta para games no construct 2

Aula 4
Colocaremos um planeta no centro do layout e dois inimigos para que colidir com o personagem, todos com seu centro de gravidade para o planeta, possibilitando que eles caminhem no chão do planeta sem caírem do cenário.
Post detalhado – Criar game com gravidade em planeta no construct 2

Aula Extra
Nesta aula criaremos meteoros dinamicamente, e eles são lançado para o planeta com uma gravidade baixa, e ao atingirem o campo gravitacional do planeta alteramos sua gravidade, criando um efeito de aceleração (rastro) e ao colidir com o planeta gera uma explosão.
Post detalhado – Alterando gravidade de meteoros em game no construct 2

Aula 5
Criaremos alguns planetas com campos gravitacionais e uma chuva de meteoros. Ao atingir um campo gravitacional o meteoro é atraído para o planeta e na colisão ele explode. Também teremos uma nave que ao passar pelos campos gravitacionais é atraída para o planeta e ao colidir com o planeta ou com algum meteoro ela explode.
Post detalhado – Criar game de gravidade no espaço com campos gravitacionais em C2

Aula Extra
Criaremos um game semelhante ao game ORBITTA disponível no Google Play. Ele é um game com mecânica parecida com Flappy Bird porém com uma temática espacial dando a impressão de ser uma nave em orbita, tendo que desviar de meteoros e para pontuar deve passar dentro de arcos.
Post detalhado – Como criar game casual de gravidade em construct 2

Abraços
Maciel

Para receber atualizações assine nossa newsletter, e o canal no youtube: Canal Youtube

Siga nossas postagens nas redes sociais:
– Curta a Fanpage: Facebook
– Acompanhe nossas postagens no G+: Google Plus
– Receba atualizações pelo Twitter: Twitter

Fundador do Site / Blog Perametade Games.

Participe

Avalie nosso conteúdo, use os comentários do post ou nossas redes sociais. Você também pode participar sugerindo conteúdo ou requisitando uma atenção especial.

Assine nossa newsletter!

Fields marked with an * are required

Mais postagens

Veja todos os posts