Como usar gravidade na água em games – construct 2

Desenvolver games requer criar mecânicas adaptadas aos cenários, e criar cenários criativos envolve muitas vezes reproduzir componentes do mundo real. Misturando o real com o impossível temos um ambiente perfeito para os jogos digitais.

Esta aula faz parte de uma série de aulas referente a mecânicas de gravidade em construct 2. Teremos gravidade simples como a dentro da água e inverter gravidades, e também teremos algumas mais elaboradas como gravidades em planetas e espaço, com campos gravitacionais.

Lista de vídeos da série

vídeos série gravidade em game no construct 2

Nesta aula apresento como mudar o comportamento do personagem, quando ele estiver dentro da água, e voltar ao comportamento normal quando ele sair da água.

Para isto utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
E imagens free do site www.kenney.nl

Como usar gravidade na água em games – construct 2

cenário game construct

cenário game construct

Para uma boa apresentação do efeito final, iremos criar um cenário que ilustre perfeitamente como aplicar esta mecânica, aplicando alguns conceitos de Level Design (criando um certo grau de dificuldade, que valorize a mecânica.)

Roteiro da aula

– Montar o cenário (terreno, lago, background). Nos terrenos colocaremos o comportamento de sólido.
– Criar o personagem. Colocar o personagem no cenário, configurar as animações (parado, andando, pulando). No personagem colocaremos o comportamento de plataforma e ativaremos o pulo duplo.
– inserir o plugin de teclado (para movimentar o personagem)
– Criar script para movimentação do personagem.

Script movimento personagem no construct

Script movimento personagem no construct

– No sprite da água adicionamos o efeito de Water, e configuramos o efeito. Abaixo temos uma sugestão de configuração do efeito, você poderá ajustar para sua necessidade.

Configuração efeito de água no construct

Configuração efeito de água no construct

– Criar o script que muda o comportamento do personagem. Para quando ele entra na água, e para quando ele sai da água.

Script que altera comportamento do personagem ao entrar e sair da água no construct

Script que altera comportamento do personagem ao entrar e sair da água no construct

– Por fim ajustamos os sprites do cenário para criar um level design que valorize a mecânica de gravidade na água. a melhor forma é fazendo com que existam 2 caminhos para o personagem passar pelo cenário, um que force ele cair na água, e outro que possibilite ele pular a água. E um ajuste na altura do lago, para que ele tenha uma certa dificuldade de sair da água.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

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