Usar pathfind como IA de inimigo para seguir o personagem pelo terreno é uma boa prática, pois ele monta seu caminha desviando de obstáculos, e podemos ainda melhorar colocando tempo e velocidade diferente para que não fique tão fácil e previsivel
Seguir o personagem com pathfind é fácil, mas para vários inimigos em momentos diferentes seguir o personagem é mais difícil.
Difícil não é, e é muito mais interessante. Com este código podemos copiar várias instancias do mesmo inimigo e em momentos diferentes fazer o pathfind, de forma que apenas os mais pertos dele sejam ativados. inimigo seguir o jogador, ou inimigo seguir o player, eis a questão, vamos fazer um gameplay de perseguição.
Vamos fazer uma mecânica de movimento de 8 direções e um zumbi perseguir o personagem, com um tiro não mata o zumbi, mas com 2 tiros o zumbi morre.
Quando temos vários inimigos seguindo o personagem é possível que eles se sobreponham, vamos ajustar para que não se sobreponham e o game fica mais elegante, podemos ver todos os inimigos. Este código serve tanto para o construct 2 quando para o construct 3.
Download do projeto em:
https://www.perametade.com/download/pathfind-construct-2/