Criar games de inverter gravidade em construct 2

A mecânica de inverter a gravidade pode ser aplicada a vários tipos de games, o código para esta inversão de gravidade não é complexo, mas devemos nos atentar ao level design e ao controle disponibilizado ao jogador.

Esta aula faz parte de uma série de aulas referente a mecânicas de gravidade em construct 2. Teremos gravidade simples como a dentro da água e inverter gravidades, e também teremos algumas mais elaboradas como gravidades em planetas e espaço, com campos gravitacionais.

Lista de vídeos da série

Lista videos - serie gravidade em construct 2

Lista videos – serie gravidade em construct 2

Nesta aula apresento 2 exemplos de games com inversão da gravidade, e duas maneiras de fazer o controle com touch.

Para isto utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
E imagens free do site www.kenney.nl

Criar games de inverter gravidade em construct 2

Cenário 1 - inverter gravidade em plataforma no construct

Cenário 1 – inverter gravidade em plataforma no construct

Cenário 2 - inverter gravidade em runner no construct

Cenário 2 – inverter gravidade em runner no construct

Para uma boa fixação iremos criar 2 exemplos. Um exemplo utilizando cenário de game em plataforma, e um segundo exemplo utilizando cenário de game Runner.

Nos dois exemplos estaremos utilizando mecânicas de touch para games mobiles, porém diferentes.

Roteiro da aula – Game Platform

– Cenário – nesta aula já trago o cenário pronto e apenas explico cada parte dele, vide vídeo. Por ser um cenário de plataforma serão distribuídos no cenário sprites para servirem de plataforma e neles colocaremos o comportamento de solid.
– Personagem – Nosso personagem terá o comportamento de platform, e desabilitaremos os controles “default controls”, para que ele não funcione automaticamente com o teclado. Será programada a movimentação por controles de touch na tela. Configurar as animações (parado, andando), ele não terá a ação de pular.
– Inserir o plugin de touch para controle do personagem.
– São inseridos sprites para servir de controle do personagem (botão direito, botão esquerdo), e um sprite para servir de colisor que inverte a gravidade.
– Criar script para controle do personagem e movimentação.

Script movimento personagem e animação com touch no construct

Script movimento personagem e animação com touch no construct

– Script responsável pela inversão da gravidade – quando o personagem colidir com o sprite que criamos para que inverta a gravidade.

Script inverter gravidade no construct

Script inverter gravidade no construct

– E como resultado temos um cenário estilo plataforma, com um personagem que não consegue pular, para conseguir sair do cenário ele terá que colidir com um inversor de gravidade e somente com isto ele poderá passar de nível. Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

 

Roteiro da aula – Game Runner

– Cenário – nesta aula já trago o cenário pronto e apenas explico cada parte dele, vide vídeo. Por ser um cenário de game runner serão distribuídos no cenário sprites para servirem de plataforma e neles colocaremos o comportamento de solid, com um background em paralax.
– Personagem – Nosso personagem terá o comportamento de platform, e desabilitaremos os controles “default controls”, para que ele não funcione automaticamente com o teclado. Teremos apenas a animação de andando (sem parado e sem pulando). Não precisaremos programar controles do personagem pois ele apenas ficará correndo.
– Utilizaremos o plugin de touch para inverter a gravidade com o TAP.
– Criar script para movimentação do cenário. O nosso personagem é que ficará responsável por mover o cenário, para isto colocamos o comportamento de “ScrollTo”, e criamos um script que faça com que ele tenha sua posição X sempre alterada. E se ele sair do cenário corresponde a perder, pois caiu das plataformas.

Script runner no construct

Script runner no construct

– Script para inverter a gravidade no game Runner. Neste caso vamos inverter a gravidade e voltar à gravidade normal cada vez que for pressionado o TAP. Para isto criaremos uma variável no personagem que indique em qual gravidade ele se encontra no momento. Usaremos a seguinte lógica: Gravidade = 0 (normal), Gravidade=1 (invertida)

Script inverter gravidade em game runner no construct

Script inverter gravidade em game runner no construct

– Temos agora dois pequenos exemplos de como usar a inversão de gravidade em construct 2, com um cenário plataforma e um Runner. Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

Para receber atualizações assine nossa newsletter, e o canal no youtube: Canal Youtube

Siga nossas postagens nas redes sociais:
– Curta a Fanpage: Facebook
– Acompanhe nossas postagens no G+: Google Plus
– Receba atualizações pelo Twitter: Twitter

Fundador do Site / Blog Perametade Games.

Participe

Avalie nosso conteúdo, use os comentários do post ou nossas redes sociais. Você também pode participar sugerindo conteúdo ou requisitando uma atenção especial.

Assine nossa newsletter!

Fields marked with an * are required

Mais postagens

Veja todos os posts