Criar game com gravidade em planeta no construct 2

Criar jogos que envolvem alterações de gravidade são desafios interessantes, e o resultado normalmente agrada o público. Podemos considerar que é um diferencial sair dos estilos básicos de games (plataforma, nave, puzzle). Veja Criar game com gravidade em planeta no construct 2.

Esta aula faz parte de uma série de aulas referente a mecânicas de gravidade em construct 2. Teremos gravidade simples como a dentro da água e inverter gravidades, e também teremos algumas mais elaboradas como gravidades em planetas e espaço, com campos gravitacionais.

Lista de vídeos da série

Lista vídeos - série gravidade

Nesta aula apresento o segundo exemplo de game com gravidade em planeta.

Para isto utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
E imagens free do site www.kenney.nl, (e algumas imagens baixadas do buscador de imagens do google).

Criar game com gravidade em planeta no construct 2

Colocaremos um planeta no centro do layout e dois inimigos para que colidir com o personagem, todos com seu centro de gravidade para o planeta, possibilitando que eles caminhem no chão do planeta sem caírem do cenário.

Cenário game gravidade em planeta construct 2

Roteiro da aula

  • – Cenário

Colocaremos um background, um planeta no centro do layout (validar os pontos de colisão do planeta), e 2 inimigos andando em direções opostas para colidir com o personagem.
O planeta deve ter o comportamento de Solid, pois o personagem será plataforma.

Para que os inimigos se movimentem utilizaremos o comportamento de Plataforma neles, porém com os controles desativados (para não serem controlados pelo teclado), e o script abaixo:

Script movimentação dos inimigos

  • – Personagem

Utilizaremos um personagem com comportamento PLATFORM e uma movimentação com animações para Parado, Andando e Pulando. Para este tipo de mecânica o que muda no script do movimento do personagem é a ação de espelhar (mirrored) que é substituída pela ação de girar (Flipped). Esta mudança se dá pelo fato de que utilizaremos o angulo zero para os pés do personagem e não para a frente. Criaremos um efeito de poeira com partículas, para quando o personagem estiver andando. Veja o script abaixo:

script

  • Colisões

– Por fim criaremos um script para as colisões do personagem:

colisoes

 

– Com isto temos um cenário simples, com um planeta e 2 inimigos, nosso personagem anda sobre o planeta e o cenário podendo circular o planeta sem cair do cenário e com uma gravidade lunar (mais leve).

 

Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

Para receber atualizações assine nossa newsletter, e o canal no youtube: Canal Youtube

Siga nossas postagens nas redes sociais:
– Curta a Fanpage: Facebook
– Acompanhe nossas postagens no G+: Google Plus
– Receba atualizações pelo Twitter: Twitter

Fundador do Site / Blog Perametade Games.

Participe

Avalie nosso conteúdo, use os comentários do post ou nossas redes sociais. Você também pode participar sugerindo conteúdo ou requisitando uma atenção especial.

Assine nossa newsletter!

Fields marked with an * are required

Mais postagens

Veja todos os posts