Criar game 2D com campos gravitacionais no espaço

Esta aula faz parte de uma série de aulas referente a mecânicas de gravidade em construct 2. Temos vídeo aulas sobre gravidade simples como a dentro da água e inverter gravidades, e algumas mais elaboradas como gravidades em planetas e espaço, com campos gravitacionais.

Lista de vídeos da série

Lista vídeos - série gravidade

Para esta aula utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
E imagens free do site www.kenney.nl, (e algumas imagens baixadas do buscador de imagens do google).

Criar game 2D com campos gravitacionais no espaço

Criaremos alguns planetas com campos gravitacionais e uma chuva de meteoros. Ao atingir um campo gravitacional o meteoro é atraído para o planeta e na colisão ele explode. Também teremos uma nave que ao passar pelos campos gravitacionais é atraída para o planeta e ao colidir com o planeta ou com algum meteoro ela explode.

Game construct space gravity

Roteiro da aula

  • Cenário

– Colocamos um Tiled Background com o fundo de céu.
– Inserimos um sprite para ser o planeta e outro para ser o campo gravitacional (campo gravitacional é uma imagem de circulo com a cor branca e uma transparência).
– No sprite que inserirmos para o rastro do meteoro iremos colocar o comportamento de Fade, sem alterar suas propriedades. Isto para que ao ser criado dinamicamente na cena ele vá desaparecendo.
– Vamos colocar 2 animações diferentes de explosão, uma para as colisões do meteoro com o planeta, e outra para as colisões da nave.
– Lançador de meteoros. Para fazer uma chuva de meteoros vamos colocar um sprite do lado direito do layout (fora do layout), e ajustar seu angulo para 180 (com o angulo ajustado para 180 é como se o sprite estivesse olhando para a esquerda), e adicionamos o comportamento de Sine com as propriedades ajustadas conforme imagem abaixo:
sine_lancador.fw
– No sprite que inserirmos para meteoro vamos adicionar o comportamento de Bullet (para ele se movimentar) e Platform (para que possamos ajustar sua gravidade). Ajustando as propriedades conforme imagem abaixo:

comportamento_meteoro.fw
– Script – na imagem abaixo temos o script que elimina todos os objetos que não precisamos que iniciem na cena, e a mecânica da chuva de meteoros com sua sua atração ao planeta ao passar sobre os campos gravitacionais.

script_meteoro_construct

  • Nave

– Colocaremos o sprite da nave, com os comportamentos de Car (para navegação da nave pelo controle) e Platform (para ajustes de gravidade). Ajustando as propriedades conforme imagem abaixo:

comportamento_nave.fw

– E por fim no script da imagem abaixo temos a mecânica da nave, sendo ajustada sua gravidade enquanto esta no campo gravitacional, e colocando uma gravidade diferente para quando esta fora do campo gravitacional.

script_nave.fw

– Finalizada a mecânica de nave no espaço com uma chuva de meteoros e planetas com campos gravitacionais, agora é só desenvolver algum level design para criação do game.

 

Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

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