Tutorial de construct 2 criar game casual Duet

A prática leva a perfeição, e fazer o maior número de tutoriais faz com que se chegue a um nível bom de conhecimento para criar seus próprios games. Aprenda neste tutorial de construct 2 a criar game casual estilo Duet.

Tutorial de construct 2 criar game casual Duet

construct 2 game duet

Assets utilizados
Duet é um pequeno game casual disponível nas stores para Android e IOS, nesta aula nós iremos criar a mecânica principal deste game. Os assets foram criados dentro do próprio construct pelo fato de serem formas geométricas

Roteiro da aula

A criação do cenário é bem simples:
– ajustaremos o layout para o tamanho: 480×854 (estilo portrait), com uma tamanho de altura bem maior que a visualização para a distribuição dos obstáculos.
– colocaremos uma cor de fundo no layout, para não precisar inserir uma imagem de fundo e ficar semelhante ao jogo original.
– criaremos os obstáculos como sprites simples de cor branca, e distribuídas no layout (já criando um level design).
– iremos inserir uma órbita para orientar as esferas que aparecem no jogo.
– 2 esferar (uma de cada cor).
– 2 partículas (uma de cada cor), para quando as esferas colidirem com os obstáculos.
– e 2 gatilhos, para que o jogador possa tocar e controlar as rotações das esferas.

Scripts da aula

A mágica deste game esta no script de lógica, pois o cenário é algo bem simples. Vamos aos scripts:

Nesta primeira parte do script vamos eliminar os objetos que não precisam começar no jogo (particulas), e fazer a conexão das esferas com o objeto órbita.

Também criamos no script abaixo o controle que faz com que as esferas façam a rotação, para ambos os lados.

script1

Nesta segunda parte do script é feito o controle de colisão das esferas com os obstáculos, e nesta condição de games over executar as ações: Retirar o controle do usuário, criar o objeto partículas, criar um efeito de reinício com os obstáculos voltando a subir, e reiniciar o layout para reinício do jogo.
script2

O objetivo desta aula foi a recriação da mecânica principal do game, não sendo criado um jogo completo com menus, pontuação e demais componentes de um game.

 

Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

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