Construct 2 – Pulo na parede ou Andar na parede

Tutorial de construct 2 mostrando como criar a mecânica de game para pular na parede ou andar na parede. Usando o game King of Thieves como exemplo.

Construct 2 – Pulo na parede ou Andar na parede

construct 2 tutorial pulo na parede - wall jump

Cenário e roteiro do tutorial
Para este tutorial não criaremos cenário ou assets, mas utilizaremos o fundo do game King of Thieves para acelerar o aprendizado.
– Será criado um sprite e deixaremos invisível para que seja a plataforma do jogo, e colocaremos em todos os locais que precisem deste objeto para que o personagem interaja com ela. Neste sprite será colocado o comportamento de sólido
– Será criado um personagem (apensa como um sprite quadrado), com 3 image points, uma para baixo, outro para esquerda e outro para direita. Neste sprite colocaremos o comportamento de platform e ajustando os parâmetros como na imagem abaixo:

script.fw

– Será criado uma partícula para servir como poeira do personagem com os parâmetros abaixo:

script2.fw

Script

Veja nos scripts abaixo a lógica montada:
– ao iniciar o layout é desligada a partícula, para que ela seja ligada apenas se esta no chão e se movimentando, ou se esta em alguma parede.
– Se o personagem não estiver no chão, ele poderá estar em 3 lugares: Totalmente no ar, estar na parede direita, ou estar na parede esquerda.
– Se estiver em alguma parede, será reduzida a gravidade para ele deslisar mais lento
– Se for pressionada as setas (direita ou esquerda) é aplicada uma força contrária a parede que o personagem estiver.
– Se o personagem estiver no ar e não estiver em nenhuma parede ele terá sua gravidade voltada ao normal e a partícula de poeira desligada.

script construct 2 wall jump pular na parede

Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

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