Usar acelerômetro em construct 2

Podem ser inúmeras as aplicações que podemos fazer com a utilização do mecanismo de acelerômetro dos dispositivos móveis, podendo ser para um jogador ter controle sobre o jogo (movimentação de personagem, ambiente, jogos de equilíbrio, …) . Ou mesmo para fazer aplicativos como medidor de passos de uma pessoa, medidor de inclinação (nível), e outros.

Vamos aprender a capturar e usar os movimentos do celular, para poder aplicar em mecânicas de games ou apps mobiles.

Para isto utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
Os testes da aula somente serão possíveis através de um dispositivo mobile (pois precisa ser utilizado o acelerômetro) e para isto iremos gerar o APK pelo site Cocoon.io

como usar acelerômetro em construct 2 para games

Dentro do construct obtemos os valores da movimentação pelo plugin de touch, onde temos os atributos: Alfa, Beta, e Gamma. Nesta aula estaremos utilizando apenas Beta e Gamma pois são os que indicam inclinação do aparelho. Alfa indica a inclinação ao “norte” utilizado para bússola.

A lógica é bem simples: precisamos estar sempre capturando os valores de Beta e Gamma. Depois de capturados precisamos analisar se os valores estão positivos ou negativos, conforme tabela abaixo:

Beta retorna o angulo de inclinação vertical:
Valores positivos indicam que o topo do celular esta inclinado para cima.
Valores negativos indicam que o topo do celular esta inclinado para baixo.

Gamma retorna o angulo de inclinação horizontal:
Valores positivos indicam que o topo do celular esta inclinado para a direita.
Valores negativos indicam que o topo do celular esta inclinado para a esquerda.

Veja com mais detalhes na vídeo aula

Como criar uma bússola em construct 2 – compass

Dentro do construct obtemos os valores da movimentação e inclinação do acelerômetro através do plugin de touch, onde temos os atributos: Alpha, Beta, e Gamma.
Nesta aula estaremos utilizando Alpha – indica a inclinação ao “norte” utilizado para bússola.

Vídeo aula

Como capturar e usar o movimento do touch em construct 2 – swipe

Nesta pequena vídeo aula vamos aprender como capturar e usar o movimento do dedo nas telas, usando o plugin de touch do construct 2 ( o conhecido: swipe ).

Para isto vamos criar uma variável de controle, e ao iniciar um toque na tela guardamos a posição inicial de X e Y.

Ao deslizar o dedo na tela vamos guardando um cálculo, chamado de distância (será a nova posição de X e de Y, menos a posição inicial deles).

Ao final do movimento / toque na tela, teremos a distância entre este toque e a posição inicial. Daí é só disparar alguma ação. A distância positiva dá uma direção e a distância negativa dá outra direção (tanto para o X quanto para o Y).

Para mais detalhes acompanhe a vídeo aula abaixo

Abraços
Maciel

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