Tutorial de construct 2 criar game casual 2 Cars

A prática leva a perfeição, e fazer o maior número de tutoriais faz com que se chegue a um nível bom de conhecimento para criar seus próprios games. Aprenda neste tutorial de construct 2 a criar game casual estilo 2 Cars.

Tutorial de construct 2 criar game casual 2 Cars

tela game 2 cars construct2

Assets utilizados
2 Cars é um pequeno game casual disponível nas stores para Android e IOS, nesta aula nós iremos criar a mecânica principal deste game: Carros em pista, trocando de pistas com touch e desviando de objetos quadrados, coletando circulos.
Para esta aula utilizaremos poucos assets de imangens conforme vemos abaixo:
assets-aula
– 2 carros
– 2 imagens para partículas, que utilizaremos para fumaça e explosão
– 2 quadrados (um para cada carro)
– 2 circulos (um para cada carro)

Roteiro da aula

A criação do cenário é bem simples:
– ajustaremos o layout para o tamanho: 480×854 (estilo portrait)
– colocaremos uma cor de fundo no layout, para não precisar inserir uma imagem de fundo
– criaremos 3 sprites simples de uma cor qualquer, para servir de separados das pistas
– iremos inserir os objetos:
– carros
– partícula
– objetos (circulo e quadrado)
– e 4 objetos pistas invisíveis, para que sejam a referências de posição para os carros e objetos a trafegar na tela.

Scripts

A mágica deste game esta no script de lógica, pois o cenário é algo bem simples. Vamos aos scripts:
Nesta primeira parte do script vamos fixar as fumaças em seus respectivos carros, e ao tocar em uma faixa indicaremos para o carro em que faixa ele deve se posicionar.

script1

Nesta segunda parte do script iremos criar os objetos aleatoriamente (imagens e pistas aleatórias). Também iremos coletar os objetos que saírem do cenário. E faremos com que o carro amarelo colete os círculos e exploda ao colidir com os quadrados.
script2

Na terceira parte do script faremos com o carro azul o mesmo que foi feito com o carro amarelo, colete os círculos e exploda ao colidir com os quadrados.
E por fim no script temos também uma condição de game over se caso um círculo não for coletado.
script3

Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

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