Aulas de desenvolvimento de games – DetonaPix

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Esta foi a primeira série de aulas do canal Perametade Games, são aulas sem narração porém super fáceis de seguir. Este primeiro curso cria um game bem simples, mas com os conceitos de um game jogável, aplicando um game design e level design simples:
– Tela de splash (entrada)
– Tela de menu
– Tela de instruções
– Tela de créditos
– Telas de jogo (níveis)
– Tela de fim (conclusão do jogo)
O nível de dificuldade do jogo vai aumentado conforme o jogador evolui nas fases, tendo novos inimigos e comportamentos.

Tempo total de desenvolvimento: +- 5:00 horas, sendo que 50% foi gravada. Toda a parte de programação foi gravada, as outras 3 horas foram gastas para o game design, baixar imagens, sons e fazer o spritefont.

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Experimente a jogabilidade do game DETONA PIX:[ Jogar ]

Ou assista o game play no vídeo abaixo:

Percebam no vídeo do game play que o tempo total de jogo ficou com 2 minutos e 50 segundo, bem curto mesmo. Mas aumentar este tempo de jogo de agora para frente é mais fácil, pois já tem sua mecânica construída e bastaria um investimento maior em level design.

Aulas de desenvolvimento de games – DetonaPix

Abaixo temos uma série de 12 aulas, e em cada uma iremos construindo este pequeno game. Boas aulas.

Aula 1

Estrutura inicial do projeto, importar sprite, movimentação:

Aula 2

  • Colisão dos inimigos com a nave
  • Adição de sons e música
  • Criação dos controles de navegação e tiro (para uso do touch)

Aula 3

  • Tiros inimigos (tava muito fácil sem desafio)
  • Controle de tiros da nave (tava muito fácil lançar um laser atras do outro sem limites)

Aula 4

  • Display de level
  • Display de pontuação
  • Animação de troca de fase, ao eliminar todos os inimigos.

Aula 5

  • Criação de tela de menu, com as opções de Play e Credits
  • Criação da tela de créditos, para nome da equipe e contribuintes
  • Navegação entre as telas

Aula 6

  • Reduzido um pouco o tamanho do texto da HUD pois estava muito grande.
  • Criação do recurso de Pause / Play para o usuário poder dar uma descansadinha.
  • Criação do recurso de Sound On / Off para quem quer silêncio.

Aula 7

  • Criação de inimigo novo (disco) com objetivo de distrair o jogador.
  • Criação da tela de splash, para mostrar o nome do jogo antes de acessar o menu do jogo.
  • Nome do jogo – Para a tela de splash seria interessante mostrar o nome do jogo, então neste post fica batizado o jogo de “Detona Pix”.

Aula 8

  • Acrescentada movimentação aos inimigos, para dar um charme e dificuldade
  • Desenvolvimento de level (criada a fase 2 do jogo)

Aula 9

  • Ajustado o tamanho dos botões, pois no touch do celular não ficou bom.
  • Acrescentado controle para teclado, para poder jogar melhor no pc. A – para esquerda e D para direita. O clique do mouse no botão de tiro. Com isto foi bem melhor pra jogar no PC e melhor a experiência do celular.
  • Criada a fase 3, aumentando um pouco o desafio.

Aula 10

  • Criação do nível 4.
  • Criação de novo inimigo.

Aula 11

  • Criação do nível 5.
  • Criação de novo inimigo.

Aula 12

  • Criação da tela de instruções (Info)
  • Criação de novo inimigo.

Projeto concluído.

Abraços
Maciel

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